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Educação

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Educação midiática e rotina do jornalismo são temas de podcast

Como são escolhidas as fontes no jornalismo? O que as torna mais ou menos confiáveis? Posso acreditar nas redes sociais? Essas são perguntas que o podcast inédito Dizem as Fontes, de educação midiática, busca responder.

Por Brasil 27 31/01/2025 às 07:40:35

Como são escolhidas as fontes no jornalismo? O que as torna mais ou menos confiĂĄveis? Posso acreditar nas redes sociais? Essas são perguntas que o podcast inédito Dizem as Fontes, de educação midiĂĄtica, busca responder. O primeiro episódio estĂĄ disponĂ­vel nesta sexta-feira (31) no site da RadioagĂȘncia Nacional e no perfil do veĂ­culo no Spotify. Podcasts são programas gravados em ĂĄudio e disponibilizados online.

Parceria entre as agĂȘncias pĂșblicas de notĂ­cias AgĂȘncia Brasil e a RadioagĂȘncia Nacional, o podcast é fruto do mestrado profissional da jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Mariana Tokarnia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2024. A produção estĂĄ dividida em seis capĂ­tulos de cerca de 20 minutos cada, que serão divulgados às sextas-feiras.

Mariana Tokarnia, idealizadora do podcast - Tânia RĂȘgo/AgĂȘncia Brasil

Segundo Mariana, o objetivo é discutir a relevância e a prĂĄtica diĂĄria do jornalismo, em conversas com profissionais de diferentes veĂ­culos e perfis, como Antônio Gois, de O Globo, Mara Régia, da RĂĄdio Nacional da Amazônia, Fernanda Lima, do Voz de Guadalupe, Ariene Susui, da rede de comunicadores indĂ­genas de Roraima Wakywai, além de Bruno Fonseca, da AgĂȘncia PĂșblica.

"Existe um desconhecimento muito grande sobre o dia a dia da profissão; sobre como é definida uma pauta, como é feita uma apuração e a reportagem. A gente observa isso nas conversas com amigos, com familiares", disse Mariana, fundadora e diretora da Associação de Jornalistas de Educação(Jeduca) e Jornalista Amiga da Criança pela Andi-Comunicação e Direitos. "Então, em meio a tantas notĂ­cias falsas e ao excesso de informação, é importante esclarecer como trabalhamos."

No primeiro episódio, o podcast explica o cenĂĄrio da desinformação no Brasil, das notĂ­cias falsas, das deepfakes – técnica que usa inteligĂȘncia artificial para alterar sons, imagens e discursos – e a função da educação midiĂĄtica, que permite, entre outra coisas, desenvolver uma postura capaz de distinguir uma informação verdadeira de outros conteĂșdos com vieses e manipulados ou com a intenção de confundir e enganar.

"A educação é um caminho muito potente para compreendermos e questionarmos o mundo à nossa volta. Então, quando a gente coloca a mĂ­dia para ser discutida de forma crĂ­tica, abrem-se caminhos para educar pelo jornalismo e tornar o jornalismo mais transparente", afirma MarianaTokarnia. "A partir daĂ­, é mais fĂĄcil confiar no jornalismo como instrumento de educação e na educação como forma de contribuir para o jornalismo."

Com a série, a AgĂȘncia Brasil e a RadioagĂȘncia pretendem contribuir para melhor compreensão

"Nós, jornalistas, não somos os donos da verdade. Para que os jornalistas apresentem uma reportagem, eles dedicam horas a uma cadeia de tarefas, como apurar dados, confirmar informações e ouvir fontes especializadas, por exemplo". Outro papel importante é o da edição, de corrigir e tornar a informação mais clara ao pĂșblico.

Segundo Beatriz, mais um destaque da série é mostrar que o jornalismo pode ser feito de vĂĄrias formas, por diferentes veĂ­culos, como o jornalismo comunitĂĄrio e o próprio jornalismo pĂșblico, orientados pela pelo interesse pĂșblico e não pelo lucro.

O nome do podcast, Dizem as Fontes, foi inspirado em um jargão jornalĂ­stico, usado quando profissionais precisam proteger a origem das informações.

Outros podcasts jornalĂ­sticos da RadiogĂȘncia Nacional, como CiĂȘncia: mulheres negras dão o tom e Grandes InvisĂ­veis, podem ser baixados neste site ou nos tocadores de ĂĄudio que habitualmente usados. Todo conteĂșdo é distribuĂ­do gratuitamente.

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