24/06/2024 (11) 93901-9174

Tecnologia

Anuncie Aqui 1

Telescópio espacial James Webb detecta galáxia longínqua nunca vista

O telescópio espacial James Webb bateu seu próprio recorde de observação ao detectar uma galáxia nunca antes descoberta, anunciou hoje a NASA.

Por Brasil 27 31/05/2024 às 06:42:21

Esta galáxia, que existe há cerca de 290 milhões de anos após o "big bang", possui características com profundas implicações para a nossa compreensão dos primeiros anos do Universo, explica a agência.

Nomeada JADES-GS-z14-0, ela "não é o tipo de galáxia previsto pelos modelos teóricos e simulações de computador em todo o universo", declaram em comunicado os pesquisadores Stefano Carniani e Kevin Hailine, envolvidos na descoberta.

"Estamos felizes em verificar a extraordinária diversidade das galáxias que existem no mundo cósmico", acrescentam.

Desde seu lançamento em dezembro de 2021, o telescópio já observou galáxias, mas esta é a mais distante já encontrada, superando seu próprio recorde, conforme noticiado pela AFP.

A galáxia é "excepcionalmente brilhante considerando sua distância", segundo a NASA, que estima que há uma massa de centenas de milhões de anos-luz do sol.

Isso levanta a questão: "Como a natureza foi capaz de criar uma galáxia tão luminosa, massiva e grande em menos de 300 milhões de anos?", perguntaram os pesquisadores.

O telescópio James Webb está estacionado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra e é usado para observações por cientistas de todo o mundo.